Neurociência do Comportamento I

Resumão!
  • Membrana Citoplasmática - A membrana constitui uma barreira física. Possui diferentes graus de permeabilidade para as diferentes partículas.
Endocitose é um processo por onde as células consomem materiais através da membrana plasmática
-Na exocitose  as células eliminam e purificam substâncias através da mudança ocorrida na membrana plasmática.

* Transporte Passivo, A favor do gradiente químico ou elétrico.

*Transporte Ativo contra o gradiente químico ou elétrico.
• Ativo primário: Consumo de ATP;
• Ativo secundário: acoplado, Co-transporte); Contra-transporte;

Videos complementares MEMBRANA CITOPLASMÁTICA ( Parte I, Parte II e Parte III)

------------------------------------------------

POTENCIAL DE REPOUSO

potencial de repouso de uma célula ocorre quando o
 potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, potenciais sinápticos ou outra qualquer alteração activa do potencial de membrana. Na maioria das células o potencial de repouso tem um valor negativo, o que por convenção significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado com o exterior. Nos animais de sangue quente, os potenciais de repouso se situam entre -55mV e -100mV.

-----------------------------------------------
POTENCIAL DE AÇÃO (Video)

1º REPOUSO (Polarizada) - 90mv = O interior da célula está mais negativo em relação ao meio. Contém mais Potássio (k+) do que Sódio (Na+).
2º ESTÍMULO = Ao receber um estímulo e este atingir o POTENCIAL LIMIAR (-50mv) se inicia o PA ( se não atingir o limiar não tem PA).
3º DESPOLARIZAÇÃO = O canal de Na+ se abri (este canal se fecha rapidamente) Entra mais sódio (Na+) na célula e ela fica positiva. (Nessa etapa o canal de sódio de fecha com o portão de inativação e ela não pode ser estimulada e garantido que o estimulo vá em direção ao SNC - Período Refratário.
4º REPOLARIZAÇÃO = O canal de K+ se abri e sai potássio da célula e ela volta a ficar negativa.
5º HIPERPOLARIZAÇÃO = Como o canal de Potássio é lento para se fechar, sai mais potássio do que devia e a célula fica fica negativa, ela se hiperpolariza. (Nesta etapa o canal de Na+ troca o portão de inativação pelo de ativação para poder ser estimulada novamente)
6º BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO = É retirado 3 sódios por 2 potássios, a célula volta a ter mais potássios do que sódio dentro da célula como no inicio, e volta a fica negativa, estando assim polarizada ela volta estar em repouso.


Vídeo - Potencial de Ação



IMPULSO NERVOSO É O CAMINHO QUE O PA TEM QUE SEGUIR DURANTE O AXÔNIO! Nas fibras mielinizada o PA só se desenvolve nos nodos de Ranvier. Sob a bainha não há canais iônicos,  aumentando a velocidade da condução do impulso nervoso. A bainha de mielina é uma estrutura que envolve os axônios facilitando e acelerando a propagação do estímulo elétrico. 

Isto tudo ocorre dentro do neurônio! Para chegar ao SNC esse impulso nervoso deve passar por uma rede de neurônios. Quando o impulso passa de um neurônio para outro nós temos a SINAPSE!














Despolarização da membrana pré-sináptica;
Abertura nos canais de cálcio;
O influxo de cálcio promove a exocitose nas vesículas sinápticas, liberando os neurotransmissores;
Os neurotransmissores reagem com os receptores, promovendo a despolarização da membrana pós-sináptica ( passando assim o impulso nervoso para outro neurônio). {bis}





Palavras - chave:
Neurônio, membrana citoplasmática,
 célula em repouso, estímulo,
 Potencial de ação, sinapse.


-----------------------------------------------------
INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA


As células do organismo metazoário se associam e formam níveis diferentes de organização: tecidos, órgãos e sistemas de órgãos. Todos os sistemas de órgãos de um organismo trabalhão em conjunto para um bom funcionamento do mesmo. Cada célula realiza atividades metabólicas essenciais para a sua própria sobrevivência e, ao mesmo tempo, desempenha a função especifica do tecido de cujo órgão faz parte. Todos organismos vivos compartilham características e propriedades comuns:

1. Manutenção equilibrada do meio interno operando dentro de condições toleráveis às extremas
variações do meio ambiente;
2. Aquisição de nutrientes e outras substâncias do meio ambiente externo garantindo a distribuição
pelo corpo;
3. Excreção de produtos finais do metabolismo e outras substâncias indesejáveis para o organismo;
4. Proteção contra injúrias;
5. Reprodução;

HOMEOSTASE DE SISTEMAS DE CONTROLE


Denominamos HOMEOSTASE a condição de estabilidade operacional do meio interno e inclui
controle dos parâmetros biológicos. Nos animais homeotérmicos a homeostasia tem a ver com a regulação constante da temperatura corporal dentro de limites estreitos, pois não toleram grandes oscilações da temperatura, diferentemente dos os animais ectotérmicos que são termoconformadores, tem uma ampla zona de tolerância em relação à variação da temperatura ambiental.


Quaisquer que seja o mecanismo de ajuste da homeostase corporal são necessários no mínimo três componentes essenciais:
a) Órgãos sensoriais: altamente sensíveis à detecção de mudanças específicas dos meios interno ou externo.
b) Órgãos de processamento e de integração: local de recebimento e processamento da informação; está capacitado para a analisar e elaborar comandos de ação.
c) Órgãos Efetuadores: sistemas de órgãos que executam as tarefas necessárias para o
restabelecimento do controle.

MECANISMOS HOMEOSTÁTICOS
Há dois mecanismos universais utilizados pelos sistemas vivos para garantir a HOMEOSTASE!
-Controle por retroalimentação negativa (Feedbak negativo): Vai contra o estímulo, mecanismo que procura acabar com o estímulo;

-Controle por retroalimentação positiva (Feedbak positivo): Vai a favor do estímulo, mecanismo que procura aumentar o estímulo;

Quais são os principais órgãos efetuadores do corpo e quem os controla?Orgãos efetuadores efetuam (executam) a ação. Podemos reconhecer como sistemas executores de tarefas do corpo:


Sistema músculo esquelético: efetua os movimentos e posturas do corpo e relaciona o organismo com o meio externo;
Sistema cárdio-circulatório: efetua os ajustes do bombeamento sanguíneo, da pressão e do seu fluxo nos tecidos;
Sistema digestório: efetua a digestão e absorção do alimento;
Sistema respiratório: efetua a captação de O2 (Oxigênio) e a eliminação de CO2 (Gás Carbonico);
Sistema renal: efetua a regulação hidro-eletrolítica dos fluidos corporais;

Esses sistemas de órgãos efetuadores estão sob o controle do Sistema Nervoso e do Sistema Endócrino. Lembrando que O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da Hipófise.

 Os neurônios, células nervosas altamente especializadas responsável pela condução do impulso nervoso, levam os comandos do sistema nervoso e endócrino até os orgãos efetuadores, fazendo que a ação seja efetuada.

Os neurônios podem ser classificados segundo a sua função:
Neurônios sensoriais: monitoram e detectam as variações do ambiente ("percebem o estímulo");
Neurônios associativos: processam as informações e elaboram comandos apropriados;
Neurônios motores:enviam os comandos apropriados para os respectivos órgãos efetuadores;



Clique na imagem para ver maior
 Site SISTEMANERVOSO.COM Clike aki!

SISTEMA NERVOSO SENSORIAL Sistema nervoso sensorial é a parte do sistema nervoso responsável pela análise dos estímulos vindos dos meios ambientes externo e interno ao organismo. As informações sensoriais são usadas para atender quatro grandes funções: percepção e interpretação, controle do movimento, regulação de funções de órgãos internos e a manutenção de consciência. Orgãos sensoriais específicos detectam os estímulos, as informações são processadas por vias neurais rotuladas. Temos diferentes tipos de sensações, cada orgão ou célula é responsável por um tipo de sensação específica. Um nervo periférico pode conter fibras sensoriais de várias modalidades, cada uma conduzindo os respectivos impulsos gerados e decodificados nos receptores periféricos. Do órgão receptor periférico (somático ou visceral) até o cérebro existe uma cadeia de neurônios relacionados com aquela modalidade sensorial e a resposta ao estímulo é transmitida por vias motoras especificas que inervam um determinado órgão efetuador.

A via que traz as informações sensoriais para o SNC é denominada VIA AFERENTE


SENTIDO SOMESTÉSICO

O sistema sensorial somático geral é o responsável pelas experiências sensoriais detectadas nos órgãos sensoriais que não pertencem ao sentido especial. Enquanto, os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, gustação, olfação e equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo. O sentido somático geral do corpo (=somestesia) evoca as seguintes as modalidades
perceptuais:


Tato: Embora o tato, a pressão e a vibração sejam tratados como sendo sensações
diferentes, é evocado por mecanorreceptores da pele;
Propriocepção: evocados pela estimulação de receptores mecânicos presentes dos
músculos, tendões e articulações ( Propriocepção é a percepção do próprio corpo, e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio);

Dor: sensação desconfortável evocada por receptores que detectam estímulos mecânicos
e químicos muito intensos (ameaçam uma lesão) ou decorrentes de lesões teciduais em curso;
Sensação térmica: eliciado por receptores térmico para o calor e frio;

Uma das funções da pele é a de funcionar como órgão sensorial detectando os estímulos proveniente do meio ambiente externo. Existem receptores de terminação livre e encapsulados. Os de Terminações livres estão presentes em todas o corpo. Detecta estímulos mecânicos grosseiros (tato protopático, dor e temperatura). Na pele há quatro principais tipos de receptores encapsulados que estão adaptados para receber informações mecânicas (Corpúsculo de Meissner, Corpúsculos de Pacini, Discos de Merkel e Corpúsculos de Ruffini).

RECEPTORES
Corpúsculo de Meissner: Presentes apenas na pele glabra ( sem pelos), principalmente, nas pontas dos dedos, lábios e regiões de muita sensibilidade. Adaptam-se rapidamente e são especializados na detecção de movimentos de objetos sobre a pele.
Discos de Merkel: acompanha a distribuição dos corpúsculos de Meissner. São muito sensíveis e eficazes na localização de estímulos sobre a pele e na determinação de textura.
Órgão terminal do pelo: que inerva a base do folículo piloso. Entra em atividade quando o pelo é inclinado e assim, detecta o contato inicial com o objeto, bem como o seu movimento sobre a pele.
Corpúsculo de Ruffini: situados na parte mais profunda da pele, também estão
presentes nas regiões mais profundas do corpo (cápsulas articulares). Detectam forças de pressão sustentadas sobre a pele.

Corpúsculos de Pacini: estão imediatamente abaixo da pele (e também nas fáscias). São receptores de adaptação rápida às deformações teciduais, portanto, ótimos detectores de vibração mecânica. 

(Adaptação lenta)
-MERKEL e RUFFINI - Continuamos sentindo o estímulos mesmo tendo se passado muito tempo;
Ex.: Lapís atrás da orelha, óculos, a roupa, aneis, etc.
(Adaptação rápida) 
-MEISSNER  e PACINI - Após um periodo, se o estímulo não for ameaçador, não é gerado mais PA;
Ex.: Sapato apertado, etc.

[EM CONSTRUÇÃO]